Isso é Legendário! Por @YorhanAraujo: Com @bellamarcatti (atriz)


Fala galera, hoje tenho o prazer de entrevistar Bella Marcatti, ela é de BH e tem um carisma fora do comum, vocês provavelmente conhecem ela do programa Tudo é Possível no quadro Maratona do Humor 2 onde ela era do time dos bananas, confiram alguns vídeos clicando aqui.



Antes de qualquer, tem alguma pergunta que você sempre quis responder mas nunca fizeram? Faça ela e responda.
Acho que todas as perguntas que eu gostaria de responder, já me fizeram. As que não fizeram eu acho bom que não tenham feito, pois provavelmente invadiriam um pouco demais a minha privacidade.

Quando começou no meio artístico?
Comecei beeeem cedo. Além de sempre fazer palhaçadas e números artísticos em casa, lembro de mim fazendo peças escolares aos 6, 7 anos, e aos 13 peguei mesmo gosto pela coisa. Eu não fazia aula, não tinha técnica alguma, mas escrevia espetáculos de acordo com as datas comemorativas da escola, chamava os colegas e apresentávamos nas festinhas. Montei um grupo com mais 3 amigos na época do ensino médio e prestei vestibular para Artes Cênicas. Fiquei em primeiro excedente e não fui chamada! Passei um ano trabalhando como monitora de um professor de teatro e em 2006 comecei a estudar no Teatro Universitário da UFMG, um curso profissionalizante muito bom, reconhecido em todo o Brasil. Foi lá que aprendi muuuito do que eu sei hoje, foi onde me iniciei realmente em teatro. Considero ali o meu “start”, onde as técnicas apareceram, o leque de possibilidades e oportunidades se abriu, onde conheci pessoas do meio, passei a assistir e estudar o teatro. Me formei em 2008.



Seus amigos e familiares sempre de apoiaram?
Os amigos sim, pois sabiam que eu não sabia fazer outra coisa e não prestava pra fazer mais nada nessa vida. Os familiares nem sempre... Rolava aquele velho preconceito de que artista é tudo maconheiro doidão, que vive passando aperto por causa de grana. Eu sofri muito para começar a fazer teatro, fiz vários testes escondida, passava em todos, e na hora de fazer o trabalho não fazia porque meus pais não me deixavam ir. Não botavam fé que eu levava o teatro a sério, como uma profissão realmente, achavam que era uma fase e que ia passar. O sonho dos meus pais era que eu fosse médica. HAHAHAHAHAHAHAHA! Só se for palhaça em hospital né... Mas só de uns dois anos pra cá é que eles vêm apoiando mais, pois eu parei de pedir dinheiro (juro!) e comecei a chamá-los para minhas apresentações, para que eles entrassem em meu universo e entendessem o que eu estou fazendo. Agora eles estão percebendo que quando o trabalho é levado a sério, os resultados aparecem positivamente. Depois de aparecer na TV então... o tratamento mudou. Ouço eles comentando com os vizinhos e amigos que eu vou aparecer. Estão orgulhosos! Até os primos distantes que nunca vi na vida começaram a aparecer e apoiar. Incrível o poder que a TV tem de mostrar que a gente tá bem de vida, né?

Fazer humor é muito difícil, você concorda, ou acha que isso é desculpa pra gente sem graça?
Uhhhhh, fazer humor é difícil DE-MAIS. Simplesmente porque se não tem graça, não tem graça. A plateia fica ali olhando pra você com cara de interrogação, todo mundo sabe que você falhou, você sabe que falhou e não pode ficar se lamentando pois precisa recuperar logo para não perder o time da próxima piada. No humor a resposta do público é imediata. Se riu, funcionou. Se gargalhou, funcionou muito. Se aplaudiu, funcionou pra caralho. Se ficou silêncio, sinal de que a piada passou em cima da cabeça de todo mundo da plateia, bateu lá na parede do fundo e voltou pra você em forma de nada. É uma sensação muito ruim, pois você falhou. FALHOU!! Aí tem que rolar um desapego e seguir em frente, passando por cima do próprio ego, sabe? No humor você expõe o seu ridículo, o seu íntimo, seu interior, é você ali. E para que funcione não basta fazer uma gracinha, tem que pensar no que vai ser dito, tem que elaborar a melhor maneira de dizer, o tempo cômico, a entonação, o gesto, o olhar. Tem que conquistar a plateia, entender o que aquela plateia quer ouvir, o que ela quer ver, sentir como está o clima e ir de acordo com o limite. O humor é uma troca com o público, depende de uma resposta, o humor pede esse retorno. Por isso é tão difícil fazê-lo, pois a cada dia é uma plateia diferente e você nunca sabe o que te espera.



Tem vontade de fazer algo diferente do humor? Se já fez ou pretende fazer, o que é?
Já fiz muitos trabalhos no teatro que não são ligados ao humor, principalmente na escola, onde passamos por todos os estilos. Já fiz teatro naturalista, contemporâneo, dramático... Hoje em dia a maior parte dos meus trabalhos é com humor, exceto dois espetáculos de improvisação teatral que faço parte. Um deles trata do relacionamento entre casais dentro do universo da dança de salão, o Dos Gardenias Social Club, e o outro que ainda não estreou mas está em processo, Subsolo, que trata do tema da morte e da vida.


Você acha que o humor é uma forma diferente de se dizer o que pensa?
Sem dúvida! Como eu disse na outra resposta ali em cima, fazendo humor é você quem está se expondo ali. Não importa se é com personagem ou cara limpa, o humor só funciona se for com verdade cênica. E pra ser verdadeiro, tem que conter muito de você, tem que ser o que você pensa! O que você pensa pode ser dito de mil e uma maneiras diferentes, mas se falado com humor é até mais fácil que outras pessoas se identifiquem e concordem com o que você está falando.



Tem outros artistas na sua família?
Todo mundo é um pouco artista né? Minha família é cheia de atores da vida real... Tias dramáticas, tios engraçadinhos... Verdadeiros personagens...! Mas de profissão mesmo... Acho que só eu.


Recebe mais críticas ou carinho dos fãs?
Carinho!!!! Graaaaaaças a Deus, muito carinho e cada vez mais!!! Ainda bem, sinal de que o trabalho vem sendo feito de uma maneira legal e o pessoal tem gostado! ;)


Por falar em críticas, com a internet todo mundo é meio crítico, isso é bom ou ruim?
Acho que todo mundo é meio crítico sempre. Todo mundo tem opinião sobre tudo. O que eu acho que a internet traz é a possibilidade de exposição dessa opinião. Algumas opiniões com fundamento e argumentação são legais, do tipo “Não gostei por causa disso e disso disso, e acho que seria melhor se blá blá blá”, críticas construtivas são sempre muito bem vindas. Porém, acho bem ruim pessoas que simplesmente dizem “Que merda! Isso é muito ruim! Odiei! Vai tomar no cu viadinho do caralho”, isso pra mim é chatice, grosseria e falta do que fazer.

Quem te apoiou no começo e te apóia até hoje?
Alguns amigos da época de colégio, incluindo diretora (Tia Mônica), coordenadora (Tia Rô) e a maioria dos professores, meu ex acupunturista e hoje amigo Dr. Alexandre Campolina e minha irmã Sabrina.



Pra finalizar, deixo a palavra com você, o que tem à dizer aos novos fãs?
Ahhh, só tenho a agradecer imensamente o carinho que têm tido comigo, agradecer o respeito pelo meu trabalho, à torcida que sempre fazem por tudo o que eu faço... E pedir que estejam sempre comigo, pois eu me apego fácil e fico carente!!!

Então espero que tenham curtido essa entrevista, especialmente pra quem estáiniciando nesse mundo do teatro e afins é um prato cheio de informações e se gostaram dela e querem manter contato, logo a baixo estão as redes sociais, blog e e-mail!

Twitter: @bellamarcatti
Facebook: Bella Marcatti
Blog: www.marcattibella.wordpress.com
Email: bellamarcatti@gmail.com

E não se esqueçam! Sugestões só mandarem pra mim no @YorhanAraujo :)

2 comentários:

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...